Normas de conduta para publicar nas mídias sociais da DBDCQ (Facebook, Twitter e outras)

As mídias sociais são ferramentas que nasceram com o crescimento da Internet para conectar pessoas, instituições, com rapidez, facilidade de uso e gratuidade, e também por afinidades (comunidade); ou seja, que possuam interesses comuns.

Com essa ideia, criamos canais de comunicação (Facebook, Twitter, YouTube etc) da Biblioteca para divulgação de conteúdo de interesse da nossa comunidade, assim como divulgar informações pertinentes às áreas que a mesma compreende.

É de responsabilidade da Biblioteca o conteúdo divulgado, e temos que seguir normas que atendam o interesse da Biblioteca nesses canais, tendo em mente que toda a informação publicada em rede expressa a opinião desta Divisão. Do contrário, poderemos comprometer a reputação da Biblioteca, com informações que não trazem conteúdo relevante às comunidades do IQ e FCF, e usuários
da área e afins.

Assim sendo, descreveremos alguns procedimentos:

  1. Recorrer às fontes de informação de caráter científico, como blogs, sites e ferramentas que divulgam esse tipo de informação;
  2. Fazer uso de notícias em jornais e revistas de comunicação, quando estas forem relativas às áreas (Ciências Farmacêuticas, Química, Bioquímica e afins);
  3. Distinguir relevante de interessante. O que é relevante, pode ser divulgado;
  4. Descartar publicações de Ciências da Saúde e outras áreas correlatas a nossa;
  5. Somente publicar notícias de outras áreas que contenham nomes de profissionais do meio, substâncias químicas, plantas, empresas e instituições das áreas que abrangemos;
  6. Nortear-se pelo conteúdo profissional, e não pessoal.