Acervo especial Prof. Dr. Otto Richard Gottlieb

ACERVO ESPECIAL Prof. Dr. OTTO RICHARD GOTTLIEB

O acervo abriga a coleção formada pelo Professor Dr. Otto Richard Gottlieb ao longo de seus mais de 60 anos dedicados ao ensino e pesquisa. Este acervo reúne as principais obras (livros, catálogos, dicionários, revistas científicas etc.), além de documentos e fichários especializados da sua área de pesquisa, a Química de Produtos Naturais.

O acesso é restrito, tendo como finalidade ensino e pesquisa.

O material não será emprestado, sendo somente para consulta local supervisionada por um funcionário da Biblioteca. A consulta deverá ser agendada pelo e-mail: bibcq@iq.usp.br. O horário de atendimento está condicionado à disponibilidade da Biblioteca.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LISTA PARCIAL DAS OBRAS DESTE ACERVO

Dúvidas e informações pelo e-mail bibcq@iq.usp.br ou pelo telefone 55 (11) 3091-3824.

Breve biografia sobre o Prof. Dr. Otto Richard Gottlieb:

Otto Richard Gottlieb nasceu em Brno, antiga Tchecoslováquia, em 1920.

Químico Industrial pela Universidade do Brasil, atual UFRJ, trabalhou 10 anos na indústria antes de ingressar na carreira acadêmica.

Pioneiro da Química de Produtos Naturais no Brasil, criou grupos de pesquisa em diversas instituições de norte ao sul do país.

Em reconhecimento por suas contribuições científicas (quase 700 publicações, 120 teses orientadas, mais de 650 conferências e inúmeros cursos ministrados em diversos países) recebeu os mais importantes prêmios nacionais e internacionais, e foi várias vezes indicado ao Prêmio Nobel de Química.

Após o seu falecimento, em 2011, seu acervo foi doado para o Instituto de Química da Universidade de São Paulo, instituição na qual ele desenvolveu grande parte de sua carreira acadêmica.